segunda-feira, janeiro 29, 2007

A fragilidade de nosso planeta é bem visível na atualidade, quando podemos ver cada vez mais catástrofes ocorrendo ao redor do mundo. De fato, as mudanças climáticas em nosso planeta já começaram e os jovens de hoje irão conviver com as conseqüências mais dramáticas dos impactos ambientais antes mesmo de ficarem velhos. A geração atual (adultos e jovens) carrega uma grande responsabilidade: evitar que os problemas ambientais tornem-se irreversíveis no futuro (muitas pessoas dizem que temos apenas 10 anos antes de cruzarmos um ponto de irreversibilidade).
Esse alerta vem sido dado há anos e apenas agora, na crítica situação de perdas na economia e até extinção da espécie humana, algumas pessoas acordam para o problema. É, porém, muito difícil conscientizar-se a população planetária em um período tão curto de tempo. Ainda que esta mudasse suas mentalidades, seria necessário convencer os proprietários de grandes empresas de petróleo que estes estão errados ao continuarem com este sistema poluidor.
A maior falha do ser humano foi a educação, principalmente na área ambiental. Se o governo tivesse desde cedo dado a devida educação ambiental ao povo, não estaríamos assistindo a estas catástrofes pelas quais passamos hoje. Pelo contrário, o povo iria cuidar do meio ambiente onde vivem, fazendo, assim que o governo tivesse menos problemas para pensar [problemas como lixo, água, aquecimento global, etc. seriam resolvidos pelo povo]. Isso promoveria uma melhor qualidade de vida e um melhor desenvolvimento ao país [pensem nisso e analisem as matérias que são dadas nos ensinos fundamental e médio. Elas possuem algo que realmente possa ajudar a construir indivíduos para a melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento do país? Cobrem de seus políticos mudanças!].
O governo francês adotou essa medida. Usou a Educação Ambiental como forma de desenvolvimento. A partir daí, cresceu e desenvolveu muito. É importante entendermos que a infância e adolescência são as fases mais importantes da vida do cidadão, pois é quando que este está incorporando sua visão de mundo. Uma criança passa grande parte do tempo na escola. O mesmo ocorre com adolescentes. As matérias que mais tem sido dadas a esses menores são pura decoreba de músculos, funções gramaticais, fórmulas matemáticas, etc. Essas matérias devem ser revistas no contexto histórico atual, visto que os jovens precisam ter uma mínima noção do que ocorre no mundo ao seu redor [os jovens de hoje sequer aprendem coisas que ajudarão na melhoria do futuro que eles próprios irão viver].
Enfim, a educação ambiental tem a visão de um mundo melhor. Nela, estão incorporadas bases de solidariedade, paz e harmonia, visto que todos se unem a favor da mesma causa: salvar nossa única casa. Logo, colocá-la nas escolas seria um também um ato favorável a redução da violência. Precisamos entender que meio ambiente e desenvolvimento não são coisas distintas: elas podem caminhar juntas sim. Aliás, este seria o melhor caminho a se seguir, visto que teríamos muito mais lucros, mais qualidade de vida, menos violência e mais responsabilidade sobre o nosso planeta.

1 Comments:

At 11:48 AM, Blogger dani.crazzy.fofa said...

E LINDO TUDO, AMEI E é VERDADE NOS TEMOS QUE AJUDAR O PLANETA!
O PLANETA PEDE SOCORRO!

 

Postar um comentário

<< Home